Entrevista com... Prof.ª Teresa Pina

sexta-feira, 6 de março de 2009


Qual o nome e idade?
Teresa Pina, tenho 25 anos.

Como é que surgiu esta ligação ao Boavista?
Surgiu há muitos, muitos anos. Fui atleta deste clube durante 15 anos, dos trampolins. Comecei aos 5, 6 anos de idade, fui federada durante esse longo percurso, e depois, à medida que ia treinando, fui começando a dar treinos, e surgiu a oportunidade de começar a dar treinos já desde os 15 anos. Fui sempre trabalhando e, há três anos, estou aqui fixa, vou continuando a estar com várias aulas diferentes. Tudo ginástica, claro, mas desde ginástica para bebés, trampolins, ginástica artística, nomeadamente o play gim, por aí fora.

A nível de modalidades que praticou, foi só trampolins?
Inicialmente, começa-se naquelas classes de formação inicial e depois há uma selecção para ver para que outras áreas os ginastas podem ir, e aí eu saltei para os trampolins. Podia ter ido para a artística, podia ter ido para o judo, mas fui para os trampolins.

A nível de palmarés, o que atingiu ao serviço do Boavista?
Fui campeã nacional por equipas, de duplo mini-trampolim, de trampolim individual e sincronizado. E sempre competi a nível distrital, regional e nacional. Depois entrei para a faculdade e não conseguia conciliar tudo, e deixei a competição.

Em que é que consiste exactamente trampolins?
Está dentro dos desportos acrobáticos, temos três aparelhos que compõem a modalidade, alem da base da ginástica, que é muito semelhante à artística. Portanto, temos as cambalhotas, os pinos e as rodas, e um aquecimento muito geral, da ginástica artística, que depois tem um complemento ainda com vários aparelhos. Temos também corrida, que é obrigatória em dois aparelhos, o trampolim e o duplo mini trampolim, e depois a cama elástica que é um aparelho em que fazemos séries de dez saltos. No duplo mini fazemos series de três saltos, ou dois, e no mini trampolim, apenas de um salto.

Aqui no Boavista, a nível de praticantes, escalões etários, como está a situação?
Temos muita gente na ginástica, há muitas crianças a aderir e ainda bem, porque a ginástica é uma modalidade que é difícil de captar, porque é preciso gostar e é preciso os miúdos virem para aqui com alguma motivação. Acho que cada vez é mais difícil atrair jovens para esta modalidade. A nível de bebés, temos algumas classes com poucos alunos, também que é preciso fazer mais publicidade e o Boavista tem de contribuir um pouco para isso, para desenvolvermos mais as modalidades que temos. Acho que à volta dos 7/8 ate aos 12, na ginástica, penso que são as faixas etárias em que nos encontramos mais centrados.

Como funciona divisão por escalões nos trampolins?
A divisão funciona por escalões etários. Temos Infantis (9/10 anos), Iniciados (11/12 anos), Juvenis (13/14 anos), Juniores (15/16 anos) e Seniores (17 e mais anos).

A nível dos praticantes, há mais meninas ou rapazes?
Temos mais meninas, com maior aptidão para a ginástica, mas rapazes também temos alguns.

Sendo uma modalidade que exige bastante flexibilidade, na nota que os rapazes têm mais alguma dificuldade?
Têm mais dificuldade do que as raparigas, sem dúvida nenhuma, é normal. Ainda por cima com os futebóis e as coisas que fazem fora daqui, na escola, não ajuda. As meninas são mais elegantes, quase obrigatoriamente, e fazem outro tipo de recreio na escola, portanto, os rapazes acabam por não ter tanta flexibilidade. Mas aqui trabalhamos tudo e há sempre aquele bocadinho em que temos de insistir mais, faz parte da modalidade, é obrigatório, flexibilidade, musculação e também um bocadinho de força, todos os treinos.

Quais são as principais vantagens que identifica na pratica de trampolins?
A ginástica é, sem dúvida, uma modalidade muito cheia, ou seja, abrange a maioria das nossas capacidades, nós conseguimos desenvolver as capacidades coordenativas, motoras, destreza fina, porque através de exercícios muito simples, muito básicos, depois conseguimos evoluir e tem de haver uma base na ginástica, sem dúvida. É importante eles brincarem, saberem correr, fazerem uma série de exercícios que nós também fazemos nos treinos.

Falou-me na ginástica para bebés. Como funciona esta ginástica tão específica?
Existem dois tipos de classe, temos do ano e meio até aos 3 anos, uma classe dedicada aos pequeninos, que vêm com pai, que acompanha, é montado um circuito e os bebes vão fazendo com os pais, que vão sempre ajudando. Depois temos outro tipo de classe, que é desde os 3 aos 5 anos, que as crianças já são autónomas, já não precisam dos pais, estão só connosco, os treinadores, e fazemos à base de jogos, brincadeiras, temos uma piscina com bolas onde eles estão, fazemos imensos jogos e também um bocadinho de ginástica, já começamos a fazer um pouco de flexibilidade, tudo em tom de brincadeira, porque é tudo muito novo para eles, mas para ficarem com uma noção da quantidade de aparelhos e daquilo que é a ginástica, porque eles experimentam tudo. É muito giro, é muito gratificante, essa idade é muito gira.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP