Entrevista com... Prof.ª Susana Benigno

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Boavista FC iniciou esta época uma nova equipa de competição de Ginástica Artística Feminina. Trata-se de um grupo muitíssimo jovem, composto por 9 meninas que treinam 4 vezes por semana sob as instruções da ex-atleta e agora Prof.ª/Treinadora Susana Benigno.
Em dia de inauguração, o blog "Ginasticabfc" não poderia deixar escapar esta excelente oportunidade para publicar esta recente entrevista.


1- Qual o seu nome e idade?
Susana Benigno, 35 anos.

2- Já foi praticante de ginástica artística?
Já, eu comecei com 6 anos nesta modalidade, comecei no Futebol Clube do Porto e entretanto aos 10 anos mudei para o Boavista e estou no Boavista desde então. Fiz ginástica artística de competição, dei vários títulos ao clube, fui várias vezes campeã nacional e, pronto, lá está, acabei a minha carreira como ginasta aos 20 anos e comecei como adjunta dum treinador que havia aqui no Boavista na altura e, entretanto, agora estou neste projecto de iniciar outra vez a ginástica de competição sozinha.Entretanto, como é do conhecimento de toda a gente, o Acácio Lello veio abaixo e a ginástica de competição praticamente morreu aqui no clube. O ano passado conseguimos vir para estas instalações, que não são as melhores para a prática da ginástica artística de competição, mas já dá para começar qualquer coisinha. Então este ano começamos, é o primeiro ano que vai haver novamente ginástica artística de competição, artística feminina, aqui no Boavista, porque houve uns anos em que deixou de existir esta modalidade.E, pronto, estamos aqui agora a começar devagarinho, vamos ver como é que as coisas correm.

3- Como é que surgiu este grupo?
Este grupo surgiu do ano passado, no ano passado surgiram várias classes de meninos que gostam de fazer ginástica, mas que não tinham como objectivo a competição. Dentro desse grupo, havia algumas meninas que eu via que teriam algumas capacidades, que poderiam iniciar na competição. Então, assim foi. Eu falei com os pais dessas meninas para este ano começarmos neste projecto e ainda vamos ver se vai dar resultado ou não. Mas foi uma coisa que surgiu um bocado por acaso, porque eu não tinha ideias em começar com a competição outra vez, mas como via que tinha algumas meninas que era uma pena elas não competiram, porque são meninas que têm algumas capacidades, começamos este projecto outra vez este ano.

4- Para quem não conhece, em que é que consiste exactamente a ginástica artística?
A ginástica artística é constituída por quatro aparelhos, que são os saltos de cavalo, as paralelas assimétricas, a trave e o solo, em que as meninas executam determinados elementos nesses vários aparelhos.

5- Como é que funciona a competição?
Nós estamos a começar no escalão mais baixo, que são os infantis, e nos infantis só existe uma competição por ano, normalmente costuma ser no final da época, tipo Maio, Junho, por aí. Porque elas nestas idades, elas não podem competir muito, porque nos para competirmos elas teriam que fazer determinados esquemas nos vários aparelhos, o que levaria a que nós perdêssemos muito tempo na elaboração desses esquemas e deixaríamos de dar importância a muitos elementos que são os elementos de base que são necessários à ginástica. Resultado, só existe uma competição, e elas durante um ano, portanto desde Setembro até Maio, Junho, treinam os elementos de base que são o apoio que elas vão ter para o futuro, para os que elas vão aprender a seguir. São extremamente importantes e nós perdemos muito tempo a treinar os pinos, as cambalhotas, as rodas. Quando eu digo muito tempo, é muito tempo mesmo, porque se estes elementos não forem adquiridos bem de base, elas nunca conseguirão fazer mortais, flicks e essas coisas mais difíceis. Por isso é que estes escalões mais baixos só têm uma competição por ano e depois, extra essa competição, existe o Sarau do Boavista, mas isso é uma festa, é mais para elas se divertiram e mostrarem aos pais o que andaram a fazer ao longo ano.

6- Quais as vantagens que esta modalidade traz para os praticantes?
Quando estamos a falar da ginástica artística, de competição e sem ser de competição, a ginástica artística desenvolve muitas capacidades, aliás é das modalidades que desenvolve mais capacidades, tanto condicionais como coordenativas, todas elas são desenvolvidas na ginástica, porque é um desporto com muitas habilidades que elas têm que fazer e elas desenvolvem tudo e mais alguma aqui na ginástica. Lá está, desde a coordenação, desde a força, desde a flexibilidade, o espírito de sacrifício, desenvolve muita coisa, perder certos medos. Porque elas têm de fazer certos exercícios, por exemplo aqui na trave, que já é uma certa altura a 1,20m do chão, e dá para elas ultrapassarem alguns medos, algumas barreiras, vão começando a criar mais confiança nelas.Para além disto, também é uma modalidade que toda a gente gosta, por natureza. Toda a gente, digo, pelo menos, pelas pessoas que me rodeiam. Porque a ginástica é uma modalidade bonita e, se nos formos a olhar para aquelas ginastas dos Jogos Olímpicos, eu duvido que haja alguém que não ache aquilo bonito. É uma modalidade bonita, os meninos gostam, e ainda sendo que desenvolve todo o tipo de capacidades neles, acho que é uma modalidade que deve ser praticada.

7- Esta modalidade actualmente tem sido muito pouco divulgada. O que pensa que poderia ser feito para alterar essa situação?
É assim, actualmente é pouco divulgada e nunca foi divulgada e penso que nunca será mais divulgada, porque infelizmente no nosso país, não existe cultura gímnica. E embora o Boavista tenha tido muitos campeões nacionais, tenha tido atletas nos Jogos Olímpicos, tenha tido atletas em campeonatos da Europa e campeonatos do Mundo, isso para a comunicação social não é chamativo. Porque infelizmente cá em Portugal só o futebol é que reina e, resultado, nós dependemos muito da comunicação social, só que a comunicação não está muito interessada em modalidades assim, como é a ginástica. Falo da ginástica, falo da patinagem, falo das modalidades que não são profissionais. Por exemplo, só o futebol é que tem destaque, ou o ciclismo, que são modalidades que já englobam gestão de dinheiros. A ginástica, como é uma modalidade amadora, e embora seja uma modalidade que tem muitos praticantes, eu penso que a Federação Portuguesa de Ginástica deve ser das federações com mais praticantes a nível nacional, não tem o destaque que devia ter. Fazer o quê para isso? Nós já tentamos fazer de tudo, fazer entrevistas para televisão, fazer entrevistas para jornais, só que nunca nada chega, nunca nada é suficiente para poder fazer alguma coisa.

4 comentários:

Anónimo,  19 de fevereiro de 2009 às 13:39  

Beijinhos para estas pequenas grandes ginastas!

Anónimo,  22 de fevereiro de 2009 às 23:07  

São lindas as nossas meninas. Não há fotos equipadas com equipamentos do Boavista?

Anónimo,  13 de junho de 2009 às 21:28  

As menores são as maiores!!
Mas atenção!As maiores também são as maiores!!!!

Anónimo,  8 de julho de 2010 às 11:20  

Já vou muito atrasada em relação à data da entrevista... Já passou mais de um ano e espero que esteja a correr bem o projecto!...

Não resisti a deixar um olá...

OLÁ Susana, já lá vão muitos anos,(vendo-te provavelmente não te reconheceria, mas o nome ficou guardado) treinamos juntas no F.C.P com o Barros e a Prof. Paulina... Depois veio o Prof. Carlos. Tu e a Isabel Azeredo faziam o brilharete da altura :)Depois foram para o Boavista e nunca mais nos vimos!

Beijinhos e tudo de bom

Sandra Alves

Enviar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP